18 de jan, 2023
Já pensaram no risco de uma validação cadastral mal estruturada, considerando os inúmeros vazamentos de dados sensíveis, que vêm ocorrendo em todo o mundo? Só no início de 2022, mais de 286 mil brasileiros tiveram seus dados expostos na internet, como endereços, e-mails, senhas e números de telefone, conforme pesquisas da SurfShark.
Desta forma, como garantir que os dados informados pelo proponente, tanto no onboarding quanto no transacional, são realmente do cliente interessado pela compra? Ou ainda, como ter certeza de que não há inconsistências nestas informações passadas? Os prejuízos por aceitar um risco ruim podem comprometer bastante seus resultados, incluindo seu branding e sua competitividade de mercado. A fraude de identidade realmente tem crescido e impactado bastante.
Quando pensamos nesta modalidade de empresa, a verificação cadastral precisa ser ainda mais específica, uma vez que este segmento envolve regras próprias. Vejam algumas:
Considerando estas especificações, fica clara a necessidade de se avaliar (e validar) os dados do CNPJ e do CPF. Além desta averiguação, é fundamental consultar a rede de relacionamento comercial do MEI, para confirmar se ele não faz parte, como sócio, de outra empresa.
Atentando para este fluxo, não só a decisão tomada estará suportada por informações corretas, mas também não comprometerá as ações estratégicas em KYC e KYP (conhecimento do seu cliente e parceiros). Em paralelo, sua transação online atenderá às normas legais de órgãos reguladores, ficando em conformidade com seu Compliance e às práticas do Background Check, através do Due Dilligence.
Sim, integração é fundamental, para não comprometer sua produção. O mercado oferece ferramentas já desenvolvidas, mas que precisam ser bem analisadas, antes da contratação, ponderando a capacidade tecnológica da plataforma e a qualidade dos dados para a validação efetiva da solução.
Esta solução, que é um validador inteligente, verifica, através de fontes públicas e legais, não só o CNPJ do MEI, mas também o CPF do empreendedor individual e se os mesmos não possuem sociedade em outras empresas. Avalia se o registro está ativo (ou não) na Receita Federal e também confronta a veracidade de outros dados cadastrais.
Venha conferir! Esta ferramenta é projetada para que o fluxo da consulta possa parar logo na primeira fase de conferência, se necessário. Ou seja, se o CNPJ ou CPF não estiverem ativos na Receita Federal, o curso não prossegue, evitando o custo de outras buscas.
Além deste benefício, a automatização e customização deste sistema possibilita a flexibilidade das regras, de acordo com as particularidades do seu negócio.
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