14 de out, 2021
Sua empresa está protegida de eventuais riscos comerciais e corporativos?
Você realmente conhece a idoneidade do seu cliente, fornecedor ou parceiro?
Pois é, voltar seu olhar à cadeia de relacionamento do seu business pode livrar sua organização de ameaças ocultas. Manter a integridade em conformidade pode fazer toda a diferença na sustentabilidade do seu negócio.
Justamente neste âmbito que a Due Diligence (ou Diligência Devida), um dos pilares do Compliance, precisa ser bem elaborada e entendida.
Dentre as aplicações deste método, enfatizamos a prática do Background Check, que busca mitigar os possíveis riscos de fraudes, corrupções ou violações às normas vigentes, através da checagem analítica das informações relevantes para o negócio. Pode também, inclusive, promover oportunidades viáveis de ganhos.
Exemplificando melhor, é o processo de organizar informações criminais, financeiras e comerciais de uma pessoa ou uma organização, para que se possa conhecer melhor com quem se está negociando e tomar a decisão correta.
Vale lembrar que, em 2021, com a transformação digital cada vez mais evoluindo, a necessidade de fomentar dados relevantes e minimizar a fraude cada vez se torna mais fundamental. Não se esqueça que, acima de tudo, a marca da sua empresa precisa ser preservada no mercado.
Devemos estender esse cuidado para a rede de suprimentos, que também sofreu perdas, neste momento econômico ainda em recuperação, principalmente no onboarding de novos fornecedores. De acordo com pesquisas da Refinitiv, em 2020, 43% dos fornecedores não realizam a Due Diligence e 37% dos entrevistados responderam que a falta de dados é o maior problema no levantamento dos riscos. Dados realmente preocupantes.
E, dentro deste contexto, fica clara a importância de se obter ferramentas automatizadas e integradas, que suportem, com credibilidade e velocidade, este mapeamento dos riscos e apuração dos dados envolvidos. É fundamental a escolha de uma plataforma experiente que realmente apoie seu Compliance neste processo e investigue os dados de relacionamento societário de seu cliente, incluindo filiais e participações em outras empresas.
Proteja o seu negócio e promova a sustentabilidade. A Due Diligence vai checar o caminho mais seguro.
Quando se fala em prevenção à fraude e ataques cibernéticos,...
O mercado se movimenta e a Febraban já projeta alta...
Os aparelhos smartphone são o meio responsável por dois terços...
Muitos são os desafios de um executivo, no gerenciamento de...