A página TH está disponível para os navegadores: Google Chrome, Ópera, Firefox, Edge e Internet Explorer nas versões 10 e 11 .

thumbnail
  • LGPD
  • Segurança da Informação

15 de jul, 2019

LGPD – Dados são o maior ativo de sua organização

Na última semana, foi sancionado pelo presidente da república o texto final da Lei 13.709/2018 ou Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD. Apesar de alguns itens do texto terem sido vetados, os fundamentos da lei foram mantidos.

Desde sua aprovação no congresso em agosto de 2018, e por ser uma novidade, a lei tem tirado o sono de áreas de Compliance de empresas de todo o país, dos mais variados segmentos. Isso ocorre, por um único e especial motivo: os dados são o novo petróleo!

Sim, o mercado demorou para se dar conta de que as informações geradas pelas interações com os clientes são essenciais para qualquer negócio, em todas as etapas do relacionamento, e também, em todas as etapas da administração de um negócio, do estratégico ao operacional.
Então agora é a hora de aproveitar esses insights e arrumar a casa!

Algumas dicas:

Trate a informação como um tesouro!

Investir em segurança da informação e em processos que protejam os dados de seus clientes é uma obrigação. Não importa o tamanho de sua empresa. Pode parecer clichê, mas devemos tomar todas as medidas para eliminar e reduzir os riscos envolvidos com as operações que envolvem estes dados. Saiba que essas informações representam o maior ativo de sua organização. Salvaguardar esses dados é uma obrigação de todos os colaboradores e medidas simples, como manter sistemas operacionais e softwares de antivírus atualizados, podem evitar enormes prejuízos no futuro;

Políticas, Treinamentos e Valor agregado

Tenha processos e políticas relacionadas à segurança da informação bem delineados e de conhecimento de todos os colaboradores; treine seu time, frequentemente, e envolva-os no processo de proteção dos dados; faça com que eles saibam o valor desse ativo e que tenham consciência de que lidar com essas informações é essencial para o seu negócio;

Escolha de fornecedores

Dados tem uma vida útil, são perecíveis, e de tempos em tempos precisam passar por alguns processos, como higienização, enriquecimento ou mesmo uma atualização. É normal que esses serviços sejam terceirizados. A dica aqui é: conheça as referências de mercado desse fornecedor, solicite sua política de proteção de dados e verifique se ele possui processos seguros para o tráfego dessas informações. Tenha em mente que você pode até levar a sério sua política interna de segurança e proteger suas preciosas informações, com todo cuidado possível. Contudo, escolher um fornecedor, que não possui requisitos mínimos de segurança ou que simplesmente não as adota no processo, pode prejudicar todo o trabalho e investimento de suas equipes.

A Sistemas TH tem mais de 20 anos de mercado e, desde o início, a segurança da informação é um pilar de nossas operações. Temos processos internos robustos e que são revisados, constantemente, a fim de dar toda a segurança e respaldo aos nossos mais de 200 clientes.
Oferecemos todo apoio no processamento e tratamento de dados das suas carteiras, com soluções estratégicas.

foto
admin

Leia também