14 de jul, 2021
A Lei Geral de Proteção de Dados já é uma realidade no Brasil, desde setembro do ano passado, e isso ninguém mais tem dúvida. Mas será que o mercado corporativo está atento como deveria?
De acordo com pesquisa realizada pela consultoria ICTS Protiviti, em torno de 80% das corporações entrevistadas ainda seguem sem adequação à lei e 84% não possuem suas bases legais mapeadas.
Mas o processo segue e todo cuidado é pouco para se manter em conformidade, principalmente nesta nova fase.
A partir do próximo 1º de agosto, sanções serão aplicadas pela ANPD – Autoridade Nacional de Proteção de Dados, para toda irregularidade identificada na governança de dados das companhias.
São muito detalhes, muitas vezes ainda sendo entendidos pelos executivos, e as penalidades podem variar desde uma advertência até multas que podem chegar a R$50 milhões, dependendo do faturamento líquido do infrator.
Se formos nos basear na GDPR – General Data Protection Regulation, legislação vigente na união européia desde 2018, para proteção de dados (e que inspirou o texto da nossa LGPD), 281 mil notificações já foram aplicadas lá, mais de 272 milhões de Euros em multas de violação de dados.
São números preocupantes que precisamos evitar aqui!
Siga em compliance e mitigue possíveis penalidades e perdas financeiras, não só para sua empresa, mas para seus clientes. Seja consciente e esteja pronto!
Quando se fala em prevenção à fraude e ataques cibernéticos,...
Certamente você já avaliou sobre quanto vale ter um onboarding...
A Sistemas TH se mantém conectada ao mercado de crédito,...
Muito se fala sobre motores de decisão, na aprovação de...