Notícias sobre Estratégia e Modelagem - Sistemas TH
24 jan 2017

Má qualidade cadastral: Os impactos para uma operação de Contact Center

Todos nós sabemos os efeitos positivos que um cadastro atualizado tem em uma operação de Contact Center, contudo, quais são os eventos negativos? – poderíamos resumir como o antônimo dos efeitos positivos? Costumamos indicar que a terceirização dos serviços de Contact center ocorrem diante da dificuldade dos clientes contratantes em realizarem os serviços com tamanho […]

17 jan 2017

Validando informações da Classe C e D para a concessão de crédito

O ano de 2016 foi de extrema retração na concessão de crédito – quebrando uma sequência de crescimentos consecutivos apresentados nos últimos anos – estimasse que a queda não foi superior, devido ao aumento do crédito na Black Friday. As instituições financeiras veem restringindo o crédito, devido à alta do desemprego – o que já […]

Consulta restituição do Imposto de Renda 10 jan 2017

Instabilidade nas consultas à Receita Federal. Como resolver este problema?

Atualmente as instituições financeiras autorizadas a operar no Brasil, possuem diversas obrigações estipuladas pelo Banco Central como o fornecimento periódico dos seus indicadores operacionais e financeiros – além disso, estes bancos precisam seguir normativas, como a manutenção dos cadastros de clientes atualizados (RG, Nacionalidade, etc) e obtenção dos status atualizado do CPF / CNPJ para […]

07 dez 2016

Carteiras securitizadas: Cobrar é fácil, mas localizar

Uma das dívidas mais enigmáticas para cobrança são as de carteiras securitizadas. Para quem não sabe, dívida securitizada é um título de dívidas antigas, vendidas pelas instituições financeiras à fundos de investimentos especializados neste tipo de aquisição. De forma macro, quando a dívida do senhor João Alfredo com o Banco XYZ é vendida ao Fundo […]

30 nov 2016

Como reduzir a derivação de propostas para a mesa de crédito?

A questão título desta matéria é o grande enigma (e desejo) dos profissionais do mercado de crédito no país – Como tornar a maioria de suas propostas aprovadas (ou não) diretamente pelos motores de crédito? Entretanto, sabemos que diversas políticas institucionais (e variações econômicas) influenciam diretamente no alcance deste objetivo. Hoje, as financeiras têm total […]

22 nov 2016

Cobrança: Reduzindo a devolução de boletos através do tratamento do complemento do endereço

Na cobrança, muitas das inadimplências ocorrem não por falta de dinheiro, mas porque o boleto efetivamente não chegou. Mesmo sabendo que a responsabilidade de informar uma mudança de endereço é do cliente, esta não é uma prática extremamente comum. Já no crédito, muitas vezes, a concessão do cartão ocorre com base em um dado desatualizado. […]

17 nov 2016

E-mails errados? Não mais!

Hoje, a comunicação digital vem ganhando prioridade (e preferência) pelas empresas e consumidores pela agilidade, privacidade e economia que os canais alternativos representam frente aos “tradicionais” como Correios, Telefonia, dentre outros. Um dos canais de grande penetração junto aos consumidores são os e-mails, pois basicamente qualquer pessoa possui um endereço eletrônico. Além disso, este tipo […]

07 nov 2016

E quando a localização “deslocaliza” o cliente?

A cada ano que passa, as operações de televendas e cobrança vem ganhando mais e mais relevância para os resultados financeiros das companhias. Isso ocorre porque toda empresa necessita expandir sua base de clientes e reduzir os impactos dos cancelamentos. E para se obter estes resultados, nada como possuir uma operação exclusiva (e massiva) de […]

25 out 2016

Inadimplência imobiliária vs Direito do consumidor

Um dos segmentos mais afetados pela crise econômica é o da construção civil. A combinação dos valores dos imóveis, alto desemprego e restrição do crédito tem feito com que diversas unidades sejam devolvidas às incorporadoras. Levantamento recente da agência de classificação de riscos Fitch, com nove companhias, mostra que, de cada 100 imóveis vendidos, 41 […]

19 out 2016

Quando vale (ou não) a pena localizar devedores via contact center?

Com o aumento da inadimplência e os altos custos com operadores, telecom, colaboradores, impostos, entre outros fatores, uma grande dúvida surge: como uma empresa pode localizar mais rapidamente seus devedores? Quanto mais rápida for esta localização, maior a chance de recuperação e recebimento das comissões e respectivos honorários. Até hoje existia uma única forma de localização […]